Clinica da Sé

Comunica√ß√Ķes

Impacto do a√ß√ļcar no apodrecimento dos dentes continua a ser preocupa√ß√£o m√©dica

Impacto do a√ß√ļcar no apodrecimento dos dentes continua a ser preocupa√ß√£o m√©dica

De acordo com a Faculty of General Dental Practice, no Reino Unido, é importante que o efeito do consumo de açúcares no apodrecimento dos dentes continue a ser considerado, ao lado de doenças como a obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, “um desafio de saúde pública”.

Foi publicado recentemente, em Inglaterra, um plano de saúde que pretende ajudar a população do país a reduzir o açúcar na sua dieta. De acordo com esse plano, “as políticas alimentares devem ser consideradas determinantes na saúde oral, particularmente no que diz respeito ao consumo de bebidas açucaradas por crianças”.

O apodrecimento dos dentes, a perda de dentes e as cáries dentárias são causadas pela produção de um ácido produzido pela combinação de açúcares e de bactérias orais. De acordo com o plano de saúde britânico, “o risco de apodrecimento dos dentes é mais baixo quando o consumo de açúcar é de menos de 10% do total das calorias ingeridas”.

Charlotte Worker, uma das representantes da Faculty of General Dental Practice, defende que “o apodrecimento dos dentes continua a ser uma parte significativa das preocupações em saúde, apesar do crescimento do uso de pastas de dentes com flúor no Reino Unido. Por isso, suportamos a ideia de colocar a redução do consumo de açúcar na agenda da saúde pública”.

Fonte: http://www.saudeoral.pt/news.aspx?menuid=8&eid=6898#.U7ucAWylZdg.facebook